INÍCIO DAS DEFESAS DE DISSERTAÇÕES DA 3ª TURMA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM AGROECOSSISTEMAS

06/01/2015 17:44

É com grande satisfação que a secretaria e coordenação do Mestrado Profissional em Agroecossistemas apresenta a primeira dissertação defendida e adequada à aprovação, do militante, atuante do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente e pesquisador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Antonio de Miranda.

.

Sob o título “A influência do Agronegócio no Assentamento Irenos Alves dos Santos, na Região Centro do PR, na Região Centro do PR, e os limites e possibilidades para a implementação da Agroecologia”, Antonio em sua dissertação orientada pelo professor Luiz Carlos Pinheiro Machado (UFRGS), se aprofunda no tema da questão agrária analisando as consequências do modelo atual de reforma agrária para os assentamentos.

“Os assentamentos que foram criados pela luta dos trabalhadores sempre estiveram em disputa frente ao modelo de produção hegemônico; no entanto, se os mesmos não adotassem o modelo produtivo do agronegócio não receberiam créditos e ficariam à margem da sociedade. Evidentemente que grande parte das famílias assentadas adota o modelo como forma de se sentir inclusa na sociedade de consumo.

Por outro lado, uma boa parte das famílias, por condições objetivas e por opção pessoal, ficou fora desse modelo, tentando desenvolver outra forma de produção que garantisse o sustento e melhorasse suas condições de vida, e são estas que ajudam a apontar os limites da produção do agronegócio, que ao invés de incluir as pessoas, as exclui e as deixa refém de seu modo de produção.”

Após a arguição pela banca composta por membros externos e internos ao programa, o Coordenador Geral do Mestrado Profissional em Agroecossistemas, professor Clarilton Ribas indica, pelo ineditismo e relevância do trabalho, a publicação do trabalho em um livro.

A equipe do Mestrado Profissional em Agroecossistemas e do LECERA/UFSC deseja a este trabalhador, mestre e militante, sucesso.

mirandadefesa

Mestre em Agroecossitemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Antonio de Miranda na defesa da dissertação.

BANCAMIRANDA

Banca examinadora do Antonio de Miranda, em ordem da esquerda para direita, professor Pedro Ivan Crhistoffoli (UFFS/Laranjeiras do Sul), professor Luiz Carlos Pinheiro Machado (UFRGS/orientador e presidente da banca), professor Luis Alejandro Lasso Gutierrez (UFSC/Curitibanos) e professor Clarilton Ribas (UFSC/Coordenador Geral MP Agroecossistemas).

Fonte: www.lecera.ufsc.br

Tags: Defesas