PROPOSTA DO CURSO
ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA:
FORTALECENDO A REFORMA AGRÁRIA
Em 2006, o Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária – LECERA/CCA, surge no Centro de Ciências Agrárias – CCA, na Universidade Federal de Santa Catarina com a perspectiva de atender a demanda da agricultura camponesa das áreas de reforma agrária.
Juntamente com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, desenvolveu atividades em nível de pós-graduação interdisciplinares partindo da demanda dos Movimentos Sociais ligados a Via Campesina – Brasil. Formaram 39 especialistas em agroecologia, e está concluindo a terceira edição do curso de Mestrado Profissional em Agroecossistemas, atualmente com 50 profissionais titulados.
Os trabalhos são voltados para a realidade concreta dos Projetos de Assentamentos de 13 estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo estes: RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, MG, GO, MT, SE, PE, CE.
MP – 3ª EDIÇÃO
Em sua 3º edição, também em parceria com o PRONERA/INCRA, o Mestrado Profissional em Agroecossistemas retoma no ano de 2013 as demandas da reforma agrária, contando atualmente com 25 educandos de 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e 03 profissionais estrangeiros, Uruguai e Paraguai, que atuam nestas em áreas.
As pesquisas desenvolvidas estão diretamente vinculadas às demandas da realidade em que os educandos atuam. O Mestrado Profissional em Agroecossistemas está organizado em duas grandes áreas de concentração, sendo elas: Desenvolvimento Rural e Sociedade e Agroecologia. Dentro dessas duas grandes áreas, situam-se as linhas de pesquisa Desenvolvimento Territorial Sustentável; questão fundiária e processos produtivos agroecológicos.
Trabalhos que estão sendo desenvolvidos na 3ª edição do Mestrado Profissional em Agroecossistemas:
MÉTODO PEDAGÓGICO
O método pedagógico está alicerçado na concepção de Educação do Campo, e contempla Tempo Escola e Tempo Comunidade. O primeiro corresponde ao período onde estão concentradas as atividades de estudos dos componentes curriculares do curso, com troca de experiência entre os educandos, sendo desenvolvido nos espaço de formação dos Movimentos Sociais e no CCA/UFSC. O segundo está relacionado ao período em que os educando vivenciam em suas comunidades, onde buscam prioritariamente, desenvolver pesquisas nas áreas em que trabalham. O trabalho final do curso prevê bancas de qualificação e defesa pública de dissertação.